Fair Trade
Componentes
Ana Elisa Carvalho e Silva
Carolina Trópia Aladim
Dominique Capdeville Favoretto
Laura Luiza Pereira David
Mariane de Paula
Resumo
O Comércio Justo representa uma tentativa de unir a responsabilidade social, a sustentabilidade e a competitividade para pequenas e médias empresas a fim de encontrar a justiça e lealdade no comércio como um todo. Frente ao sistema tradicional, o comércio justo contribui para o desenvolvimento sustentável e proporciona melhores condições para produtores e trabalhadores, além de ser uma alternativa mais concreta e viável. Através da análise de conceitos observados nas características do Fair Trade, pode-se compreender melhor seu objetivo, tal como um melhor entendimento sobre sua aplicação nas empresas e suas principais vantagens.
FAIR TRADE: UMA GESTÃO
COM MENOR IMPACTO QUE
AS EMPRESAS TRADICIONAIS
Ana Elisa Carvalho e Silva anaelisa6@hotmail.com Carolina Trópia caroltropia@hotmail.com Dominique Capdeville Favoretto dominiquefavoreto11@hotmail.com Laura Luísa Pereira David laura_lpd@outlook.com Mariane de Paula marydipaula@hotmail.com O comércio justo representa uma tentativa de unir a responsabilidade social, a sustentabilidade e a competitividade para pequenas e médias empresas a fim de encontrar a justiça e lealdade no comércio como um todo. Frente ao sistema tradicional, o comércio justo contribui para o desenvolvimento sustentável e proporciona melhores condições para produtores e trabalhadores, além de ser uma alternativa mais concreta e viável. A pesquisa mostra os impactos causados pelo sistema Fair Trade, suas vantagens e desvantagens e como esta gestão pode influenciar novos comerciantes ao nível nacional e internacional.
1. Introdução
A crescente preocupação com aspectos sociais e ambientais incentivou a criação de um movimento social e econômico com a finalidade de construir uma alternativa ao comércio