Fair Trade
A International Federation of Alternative Trade (Federação Internacional de Comércio Alternativo) define o Comércio Justo (Fair Trade, em inglês) como uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado, principalmente no Hemisfério Sul.
Principalmente nos países da América Central e do Sul este sistema por si só já melhoraria e muito o preço pago ao produtor pela mercadoria. Mas, a FLO conta ainda com uma outra ferramenta. Para cada produto é estipulado um preço mínimo que deve ser pago ao produtor por unidade de produto comprado caso o valor de mercado esteja abaixo deste mínimo. Se o valor de mercado estiver acima do mínimo, deve-se então pagar o preço de mercado, garantindo desta forma que o produtor jamais será alvo de especulação.
Este preço mínimo estipulado pela FLO visa suprir não apenas os custos de produção ou a margem de lucro dos investimentos, mas também, visa garantir um preço através do qual seja possível garantir a estabilidade econômica e financeira das famílias produtoras. Além do preço mínimo, é ainda estipulado um prêmio (Premium) a ser pago ao produtor por unidade de produto comprado (lb, sacas, quilo...), o qual deve ser investido pelo produtor na comunidade onde ele se localiza.
Criar oportunidades para produtores economicamente desfavorecidos
O comércio justo foca os produtores que se encontram em países em desenvolvimento. Embora o Brasil já tenha avançado bastante no que se refere aos indicadores de desenvolvimento econômico,