Sebrae
O SEBRAE da apoio para às micro e pequenas empresas, privada e não possui fins lucrativos, sendo assim a sua missão é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável do empreendimento de micro e pequeno porte, atualmente houve um crescimento considerável, na criação de micro e pequenas empresas, pela facilidade burocrática.
2. SEBRAE
O SEBRAE foi criado em 1972 e era vinculado ao Governo Federal, denominado Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Cebrae). Em 1990, o SEBRAE se tornou um serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Formalmente, é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada pela Lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990, regulamentada pelo Decreto nº 99.570, de 9 de outubro de 1990, posteriormente, alterada pela Lei nº 8.154, de 28 de dezembro de 1990. O SEBRAE-SP tem seu conselho administrativo representado por integrantes da iniciativa privada e do setor público. Com isso o SEBRAE busca sintonizar as ações que visam estimular e promover as empresas de micro e pequeno porte com as políticas e práticas de desenvolvimento econômico e social. É uma instituição que prepara micros e pequenos empresários a obterem condições necessárias para o crescimento e acompanhamento do ritmo de uma economia competitiva.
3. OS RECURSOS DO SEBRAE
A maior parte dos recursos do SEBRAE-SP originam se da contribuição compulsória de 0,3% e 0,6% calculada sobre o total da folha de salários das empresas.
3.1 Como são utilizados esses recursos?
Toda a atuação da entidade é focada na busca do aumento da competitividade da micro e pequena empresa. Isso significa levar aos negócios de menor porte os benefícios da gestão empresarial, através do acesso à informação, à tecnologia e às metodologias gerenciais, de produção, qualidade e comercialização, entre outras. Ao lado de ações de apoio ao