Seaprof
Seaprof beneficia 40 famílias do Seringal Pracaúba com equipamentos
Por Eduardo Gomes em 14/10/2013 - 10:57 PM
Foram adquiridas trilhadeiras e peladeiras de arroz, roçadeiras e animais para o transporte da produção (Foto: Angela Peres/Secom)
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), entregou equipamentos agrícolas aos produtores rurais do Seringal Pracaúba, localizado a 100 km de Rio Branco. O maquinário foi adquirido com recursos de emenda parlamentar e vai atender cerca de 40 famílias, auxiliando os agricultores no beneficiamento dos produtos da agricultura familiar.
O titular da Seaprof, Lourival Marques, disse que os investimentos foram feitos com recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre) e visam suprir as necessidades básicas da comunidade. “Aqui, assim como em outras comunidades, os moradores escolheram o que seria comprado. O Proacre tem essa visão estratégica de atender, não só a produção, mas também as demais áreas prioritárias”, disse Marques.
“Tudo que foi adquirido para nossa associação foi escolhido pelos próprios produtores”, disse Antonia Ocineide, presidente da associação Nova Vida (Foto: Angela Peres/Secom)
A meta do governo é chegar aonde ninguém chegou e levar qualidade de vida a essas comunidades mais isoladas. A Seaprof está investindo e melhorando o serviço de assistência – os técnicos estão presentes em todas as cidades do interior, nas colocações e nos seringais mais distantes.
Antonia Ocineide, presidente da associação Nova Vida, agradeceu o apoio do governo e disse que os equipamentos representam o compromisso do poder público com o aumento da produção e melhoria da qualidade de vida dos produtores. “Vivíamos isolados mas, de uns anos pra cá, tudo mudou. Hoje, temos um ramal pra escoar a produção”, afirmou.
Antes, os agricultores