sdfsdf
Física Geral 2.
Cassiano Alves Fernandes, João Rafael Boumer, Rafael dos Santos, Renan da Silva P. Picon, Moriel P. dos Santos Junior e Jorge William de Oliveira.
Turma EGP2A – Engenharia de Produção
FACULDADE DE TECNOLOGIA OPET
Resumo: Este relatório apresenta os resultados obtidos no Experimento 1, em laboratório, da disciplina de Física Geral 2, sob o tema: EQUILÍBRIO DE FORÇAS. Também faz uma relação entre os resultados práticos e os calculados na Teoria.
I. INTRODUÇÃO
Com base em um roteiro passado pelo professor e com o auxílio de ferramentas e uma bancada, específica para este tipo de experimento, foi montado um esquema com DUAS ROLDANAS MÓVEIS, para verificar as condições de equilíbrio neste caso, e suas forças..
II. ASPECTO GERAL
Primeiramente fixamos uma roldana, então passamos o fio por ela até chegar em uma roldana móvel, suspensa por um peso de 1,5 N. onde se ligava a outra roldana móvel, que estava suspensa por duas fixas, ligadas a um peso de 0,5 N..
III. TEORIA
A teoria de polias e roldanas, define que:
A polia fixa serve apenas para mudar a direção e o sentido da força. Já a A polia móvel facilita a realização de algumas tarefas, como, por exemplo, a de levantar algum objeto pesado. A cada polia móvel colocada no sistema, à força fica reduzida à metade, esta é uma vantagem, só que também temos a desvantagem, quanto mais polias móveis, mais demora a erguer ou puxar o objeto.
Formula força motriz
Fm = R/2^n
Vantagem mecânica: Vm = R/Fr
IV. RESULTADOS, TABELAS E GRAFICOS
Resultados Reais:
Fm = 5 N
R = 15 N n=2 Fm = R/2^n =
15/4 = 3,75 N
5 = R/4 R = 20 N
V. COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES.
Concluímos que os resultados ficaram diferentes dos reais por motivo dos pesos das polias, que não foram considerados nos cálculos, ou montamos o esquema errado, pois de acordo com os cálculos não ficaria em equilíbrio.