trab
A força pode causar a aceleração de um corpo, definindo-se a unidade de força em termos da aceleração que a força imprime a um corpo de referencia , tomado como sendo um quilograma-padrão.
O efeito sobre o movimento de um corpo produzido por um número qualquer de forças é o mesmo produzido por uma única força equivalente à soma vetorial de todas as forças. Esse resultado importante denomina-se principio da superposição de forças.
Neste experimento de mesa de forças pretende-se verificar o sistema de equilíbrio de forças colineares ou não-colineares e verificar a resultante em diferentes angulas.
Segundo as leis de Newton, para que uma partícula esteja em equilíbrio estático é necessário que a resultante das forças que sobre ela atuam seja nula. Este conceito é provem da primeira lei de Newton:
Considerando um corpo no qual não atue nenhuma força resultante, este corpo manterá seu estado de movimento: se estiver em repouso, permanecerá em repouso; se estiver em movimento com velocidade constante, continuará neste estado de movimento.
Assim, pode-se de fato aplicar várias forças a um corpo, mas se a resultante vetorial destas for nula, o corpo agirá como se nenhuma força estivesse sendo aplicada a ele.
2- Procedimentos.
Para o experimento realizado em laboratório, tinha como objetivo analisar e verificar a equilibrante de um sistema de forças, observando o resultado obtido através de um dinamômetro e cálculos algébricos e comprovando os efeitos da mudança do ângulo na força resultante.
Para esse experimento foi utilizado um dinamômetro , mesa de forças, roldanas, fio para sustentação de forças, e massas aferidas para distribuição de forças e uma balança analítica para verificação dessas massas.
Fig. 1: esquema de montagem da mesa de forças.
2.1- Resultados e