Destilaçao
A destilação simples é um processo de separação ou de purificação de um líquido de ponto de ebulição abaixo de 150 ºC a 1atm de pressão na forma uma solução de: impurezas não voláteis; outro líquido com ponto de ebulição pelo menos 25 ºC mais alto.
As misturas dividem-se em: mistura homogênea ou solução monofásica que ocorre quando não se distinguem os componentes, parecendo substância pura, que segundo (PERUZZO, T.M.; CANTO, E.L. apud Leandro Henrique Wesolowski Tavares; James Rogado) como o próprio nome diz, está pura, ou seja, não esta misturada com outra(s) substância(s), porém sabe-se que não existe nenhuma substância que seja 100% pura, e sim bem próxima a esse valor, e heterogênea ou solução polifásica quando se percebe a presença de mais de um componente (Sebastião Florêncio Mendes, p. 7, 2006).
A química abrange diversos métodos utilizados para o processo de separações que segundo, Ricardo Feltre, p.18, 2005, visam isolar os diferentes materiais encontrados numa mistura. Cada processo tem uma utilização específica, que é definida pelo tipo de mistura e seu estado físico, podendo ser homogênea ou heterogênea; sólido, líquido ou gasoso. As misturas poderão necessitar de mais de um processo para a completa separação de seus constituintes. (FREITAS, R.G, p. 27, ano 1978 apud Aline Feltrin Foguel et. al, 2010).
O processo foi usado por algumas civilizações antigas para criar o álcool. Hoje, a destilação continua aumentando a qualidade de vida, fornecendo líquidos e produtos mais puros, sendo amplamente utilizada pelas indústrias, desde a petrolífera (destilação fracionada) até a farmacêutica para separar misturas com base nos diferentes pontos de ebulição das substâncias.
Existem diferentes técnicas para a destilação de compostos a partir de uma mistura. A destilação simples é a técnica mais utilizada e mais importante para a separação de líquidos (MARAMBIO, 2007 apud Carlos Jupiter Almeida Lopes et. al) São quatro métodos básicos de