macroeconomia
- A economia colonial
Durante o século XVI, no principio do período colonial, o Brasil não era considerado algo valioso para Portugal, por mais imenso que fosse o território tomado pela cora portuguesa não trazia a mesma sorte econômica obtida pelos espanhóis em suas conquistas no Peru e México, metais preciosos. O território brasileiro era habitado por índios, que não puderam ser facilmente disciplinados e treinados para o trabalho.
O primeiro produto a ser exportado no Brasil foi o pau-brasil, sua colheita era uma atividade muito rudimentar e não criou muitos povoados permanentes. O primeiro produto que teve grande importância para a exportação foi o açúcar, seu cultivo foi introduzido aproximadamente em 1520. A rápida expansão do cultivo e da exportação logo se transformou na primeira de uma serie de grandes exportações no setor primário.
- Organização socioeconômica inicial
A organização político-econômica descentralizada foi conduzida pela escassez de mão-de-obra e os baixos benefícios que o Brasil parecia oferecer a Portugal. O comercio estava principalmente em mãos de particulares e a fundação dos primeiros povoados foi deixada a cargo de donatários.assim o principio da colonização no Brasil foi essencialmente um empreendimento comercial combinado com aspectos de subgoverno privado, embora durante meados do século XVI fosse indicado um geral para dirigir a colônia, o governo local foi mais forte até a metade do século XVIII. Somente as principais linhas gerais da política a ser seguida eram formuladas na Europa e a implantação e interpretação eram deixadas a cargo dos governadores e conselheiros municipais que por sua vez eram dominados por fazendeiros e senhores de engenho. O centro da vida social e econômica concentrava-se nas grandes plantações costeiras de açúcar.
- O ciclo da cana-de-açúcar
O açúcar foi o primeiro grande produto de exportação do Brasil, era produzido principalmente na zona litorânea do nordeste do