Barbie
Barbara Millicent Roberts, popularmente conhecida como a boneca Barbie, é uma boneca infantil, cuja criação aconteceu em 9 de março de 1959. Contudo, seu perfil primordial, não permaneceu na comercialização por muito tempo. Ao passar dos anos, a Barbie sofreu mudanças em toda sua estrutura. Cada fato marcante na beleza da mulher e na sociedade de cada época refletiu intensamente na representação da boneca, desde as suas vestimentas até composição corporal. Entretanto, a grande questão é: como e quais fenômenos culturais influenciaram a formação da boneca Barbie em cada período.
Mudanças como no perfil da mulher, na beleza feminina, na cultura de cada sociedade e a ocorrência de acontecimentos históricos são os principais elementos que podem fazer com que haja uma mudança no design da boneca Barbie. Há uma grande diferença, por exemplo, no perfil da primeira Barbie de 1959 e como ela se apresenta hoje em 2014. Nunca um brinquedo refletiu tão bem o comportamento de uma época quanto a Barbie, ela acompanhou todas as mudanças dessas últimas quatro décadas. Contudo, essas modificações geraram um sucesso ainda maior em vendas. São 120 milhões de exemplares a cada ano.
2.0 Padrões de Beleza
A boneca manequim mais famosa do mundo, Barbie, pode parecer apenas uma simples e inocente boneca para divertir meninas. No entanto, ao se revisitar sua história, vê-se que sua produção está ligada a varias mudanças culturais e sociais. A Barbie é o brinquedo que mais refletiu o comportamento estético das sociedades. Logo, tinha o intuito de ensinar a supremacia de um tipo de corpo, raça e comportamento.
Cada corpo seguia o estilo funcionalista da época. Se objetos tinham suas formas criadas a partir de suas funções, nada mais lógico que os corpos femininos, que se fizeram objetos, seguissem as mesmas diretrizes. O corpo é um produto da cultura material, ele representa o comportamento da sociedade de cada época.
Analisar a