História da Barbie
Inicialmente, a empresa só produzia acessórios para bonecas. O casal
Handler percebeu que sua filha mais nova preferia brincar com bonecas pequenas, pois essas tinham um número maior de adereços.
A Barbie nasceu após uma viagem que sua criadora fez à Suiça.
Lá, Ruth conheceu a alemã Lilli.
Direcionada ao público masculino,
Lilli já era adulta: loiríssima e magra, tinha maquiagem extravagante, seios grandes e corpo definido. A diferença básica entre a Barbie e sua precursora é que esta última era vendida em tabacarias e suas características eram extremamente eróticas. A criadora Ruth, mãe de três filhos Ken, Skipper e Barbara, não teve dúvida quanto ao nome da nova boneca: Barbie, o diminutivo de
Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmãboneca.
A Barbie foi desenvolvida pelo design Jack Ryan, onde criou a silhueta da boneca em 1958, foi lançada oficialmente na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Onde foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude. A boneca loura e vestida com um maiô listrado em preto e branco, nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura. Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50, vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer deModa(1960). A moda dos últimos 40 anos pode ser contada através da Barbie e sua coleção de estilos e modelos.
Sempre na última moda, ela reflete as mudanças do mundo feminino. Em
1961, ela ganhou um namorado, o
Ken, que tinha o tipo do ator de cinema Troy Donahue. Ken também sempre acompanhou a moda da
época,