COMPORTAMENTO AGRESSIVO E COMPETITIVO
O comportamento agressivo se caracteriza pelas ações que negam os direitos da outra pessoa, rebaixando, humilhando e até ferindo, na pretensão de atingir objetivos. Tem também como função natural, defender-se de ameaça, perigo iminente e ataque. (comportamento também manifestado pelos animais)
Está intimamente ligado ao comportamento competitivo, pois, conforme define o dicionário competir significa pretender uma coisa, rivalizar, disputar, lutar.
Assim, vamos primeiro fazer uma pequena viagem no tempo para analisarmos a origem evolucionária desse comportamento e, à luz da psicologia, entender a relação entre genética e comportamento dentro do contexto social e cultural.
II. Relação com a teoria da evolução.
Segundo a teoria do cientista e filósofo Charles Darwin, o gênero humano surgiu há milhares de anos, no leste da África, iniciando o processo da evolução.
Entre outros ancestrais, o Homo-Ergáster foi o trampolim para a evolução humana, pois foi o hominídeo (humano primitivo) que tinha maior cérebro e, portanto, mais esperto. Por qual razão?
Naquele tempo, já não mais havia fartura de alimentos na floresta. (raízes, folhas e frutos) Com tal escassez, as espécies deram início a grande competição pelo alimento. Provavelmente a mudança de hábito alimentar começou com a caça de pequenos animais. Também, viviam do resto de comida (carniças) deixadas por feras predadoras. (dentes de sabre)
Um detalhe: A carne é rica em proteínas, ácidos graxos e outros nutrientes que fez com que o cérebro deles aumentasse e o tutano do osso produz caloria e energia. Resultado, o hominídeo ficou mais esperto e capacitado para competir em sua busca agressiva por alimentos.
A lei do ‘mais forte sobrevive’ fazia a vida ser curta, pois muitos morreram ao serem atacadas pelas feras