Fisioterapia dermato funcional
Trabalho apresentado às Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia, no Curso de Fisioterapia, como requisito parcial de avaliação na disciplina de Fundamentos da Fisioterapia, sob orientação do Professor Fabrício Senna.
EUNÁPOLIS – BA
2014
INTRODUÇÃO
A fisioterapia estética, um campo da fisioterapia que é ainda novo, foi recentemente renomeada como fisioterapia dermato-funcional, e está cada vez mais em evidência. Para melhor definir essa área de atuação profissional, iniciaram-se a uma revisão bibliográfica das patologias nas quais o fisioterapeuta pode atuar como: fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e quelóides, flacidez, obesidade e lipodistrofia localizada. Apresentam-se também os recursos que podem ser utilizados para tratamento e prevenção dessas patologias, sendo muitos deles já de uso comum na fisioterapia.
Um conceito básico da Fisioterapia é a busca por conhecimento das reações do corpo humano diante dos estímulos que recebe, sejam estes referentes a alterações patológicas ou de resultados psíquicos e orgânicos. A Fisioterapia em si estuda o desenvolvimento e a restauração da integridade dos órgãos, e do sistema que esses compõem e suas funções. E nesse mesmo aspecto e cenário, surge a Fisioterapia Dermato-funcional.
Sobre a Fisioterapia Dermato-funcional
A Fisioterapia Dermato-funcional é a especialidade clínica que estuda os efeitos terapêuticos ocorridos nas disfunções de ordem estética, com forte característica para aplicação de uma reabilitação de suas funções. Ela abrange o estudo da atuação das funções dermatológicas de cada indivíduo, agregando ainda o conhecimento sobre a qualidade da aplicação dessas funções.
O estudo dos tecidos do ser humano, bem como suas melhores condições de funcionamento,