Fisioterapia dermato funcional
A fisioterapia estética, um campo da fisioterapia que é ainda novo, foi recentemente renomeada como fisioterapia dermato-funcional, e está cada vez mais em evidência. Para melhor definir essa área de atuação profissional, iniciaram-se a uma revisão bibliográfica das patologias nas quais o fisioterapeuta pode atuar como: fibroedema gelóide (celulite), estrias, linfedema, no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, queimaduras, cicatrizes hipertróficas e quelóides, flacidez, obesidade e lipodistrofia localizada. Apresentam-se também os recursos que podem ser utilizados para tratamento e prevenção dessas patologias, sendo muitos deles já de uso comum na fisioterapia.
Um conceito básico da Fisioterapia é a busca por conhecimento das reações do corpo humano diante dos estímulos que recebe, sejam estes referentes a alterações patológicas ou de resultados psíquicos e orgânicos. A Fisioterapia em si estuda o desenvolvimento e a restauração da integridade dos órgãos, e do sistema que esses compõem e suas funções. E nesse mesmo aspecto e cenário, surge a Fisioterapia Dermato-funcional.
Sobre a Fisioterapia Dermato-funcional
A Fisioterapia Dermato-funcional é a especialidade clínica que estuda os efeitos terapêuticos ocorridos nas disfunções de ordem estética, com forte característica para aplicação de uma reabilitação de suas funções. Ela abrange o estudo da atuação das funções dermatológicas de cada indivíduo, agregando ainda o conhecimento sobre a qualidade da aplicação dessas funções.
O estudo dos tecidos do ser humano, bem como suas melhores condições de funcionamento, fazem parte do desenvolvimento desse estudo e da técnica da Fisioterapia Dermato-funcional.
O tratamento dentro dessa área da fisioterapia visa proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida. Voltado para intervenções de tratamento facial e corporal, o tratamento feito a partir da Fisioterapia Dermato-funcional é de aplicação externa e compreende