sdfs
As atividades neste planejamento tem o objetivo de levar o Sebrae a ser mais reconhecido como uma instituição de excelência, com o isso o foco está no cliente, no mercado, nos processos, nas pessoas, na organização, na tecnologia e na área financeira.
Entre as principais ações previstas, destacam-se a implementação de iniciativas que irão auxiliar as MPE a promover melhoria da gestão com foco no mercado e desenvolver modelos de negócios, processos e produtos que levem ao aumento da competitividade.
Além disso, haverá incentivo à cultura da inovação nessas empresas, buscando a ampliação de seus canais de acesso à inovação, linhas de financiamento e editais públicos de novas tecnologias.
Outra frente será a disseminação de informações atualizadas de mercado, tecnologias, processos, gestão e negócios, de forma a ampliar o conhecimento e contribuir para a tomada de decisão.
O Sebrae no Espírito Santo também fomentará o desenvolvimento e a atuação das MPE em rede de parcerias comerciais e o encadeamento produtivo dos pequenos aos eixos de desenvolvimento econômico promovidos pelos grandes setores produtivos.
Mapa estratégico
Representação gráfica da estratégia, abrange os desafios que precisam ser superados pela instituição, para alcançar sua visão de futuro, o objetivo a longo prazo. Sua composi- ção é a seguinte:
Perspectivas
A estrutura do BSC considera quatro perspectivas: clientes e mercado, processos, pessoas, organização e tecnologia, além da financeira. Elas são as grandes dimensões de análise sob as quais se agrupam os objetivos estratégicos.
Objetivos
Traduzem os desafios da organização em cada uma das perspectivas necessárias à efetivação da visão de futuro.
Indicadores
São referências estabelecidas pela alta administração para medir o desempenho da estratégia e o alcance dos objetivos. Os indicadores de desempenho são vinculados aos objetivos estratégicos. A