Scrum
O Scrum é aplicável tanto a projetos pequenos como grandes, objetivando conseguir uma melhor avaliação do ambiente em evolução. É indicado ao desenvolvimento e gerenciamento de projetos em ambientes complexos, onde os requisitos estão em constante mudança, tornando-se uma alternativa para aumentar a produtividade das organizações.
O Scrum dispõe de um conjunto de regras e práticas de gestão que devem ser adotadas para garantir o sucesso dos projetos, voltadas para o trabalho em equipe e melhoria da comunicação, permitindo que cada participante da equipe faça o seu melhor.
No Scrum existe um vocabulário específico utilizado na metodologia:
Product Backlog: Lista de todas as funcionalidades a serem desenvolvidas durante o projeto completo.
Sprint: Período não superior a 30 dias, onde o projeto, ou apenas algumas funcionalidades é desenvolvido.
Sprint Planning Meeting: Reunião de planejamento.
Sprint Review Meeting: Reunião de revisão.
Sprint Backlog: Trabalho a ser desenvolvido numa Sprint de modo a criar um produto ou resultado a ser apresentado ao cliente.
Dayling Scrum: Reunião diária.
Scrum Team: Equipe de desenvolvimento de uma Sprint.
Scrum Master: Elemento da equipe responsável pela gestão do projeto. Apesar de ser gestor, não tem propriamente autoridade sobre os demais membros da equipe.
Product Owner: Proprietário do produto ou representante.
O Scrum não é um processo previsível, não define o que fazer em todos os casos, é utilizado para trabalhos com alto nível e complexidade, no qual não é possível prever o que irá acontecer, dispondo de um framework que serve