História da TAAG
A TAAG Linhas Aéreas de Angola, também conhecida como TAAG Angola Airlines, é a companhia aérea nacional de Angola, tendo a sua sede em Luanda. TAAG é um acrónimo para Transportes Aéreos Angolanos. Atualmente a empresa atende a 17 destinos domésticos em Angola e a 25 destinos internacionais na África, na América do Sul, no Caribe, na Europa e na Ásia. É também a única companhia aérea que opera vôos regulares (diretos ou com escalas) entre a África Central e a América Latina.
Histórico
A empresa foi criada em 1938 como DTA - Divisão dos Transportes Aéreos da Direcção dos Serviços de Portos, Caminhos-de-ferro e Transportes de Angola. No entanto, suas operações iniciaram-se de fato em 1940, com aviões Dragon Rapide, Klemen e Leopard Moth. São assim activadas as primeiras linhas regulares entre Luanda e Moçâmedes (hoje Namibe) e Lobito, e os primeiros vôos internacionais Luanda – Ponta Negra.
Em 1948 entram em serviço os primeiros aviões Douglas DC-3. Quatorze anos mais tarde é adquirido o primeiro avião Fokker F27.
1973 - A DTA transforma-se em empresa de capital misto com a designação de TAAG – Transportes Aéreos de Angola, S.A.R.L., com capital maioritário do Governo, 30% da TAP e o restante repartido por empresas privadas. Durante esse período a TAAG explora os voos domésticos e inicia as carreiras regionais para São Tomé e Windhoek. As rotas Luanda-Lisboa e as ligações a Maputo, Beira e Salisbury (hoje Harare) servidos pela TAP.
1975 - Após a proclamação da independência nacional, são iniciadas negociações com a TAP para a participação da TAAG – como companhia aérea de bandeira – nos voos Luanda-Lisboa. Os primeiros voos Luanda-Lisboa passaram a ser operados por aviões TAP com a sigla DT das Linhas Aéreas de Angola. Nos vôos com destino Lisboa os passageiros começam a ser assistidos por pessoal de cabine da TAAG. São nomeados os primeiros angolanos para a administração da empresa.
1976 - A 3 de Março com a chegada ao país do primeiro