O perfil do docente como factor determinante do sucesso escolar
O presente trabalho fala sobre as províncias de Cabinda e Kwanza Norte, o trabalho foi realizado com o objectivo de fornecer informações importantes sobre as respectivas províncias, rituais, danças culturas e etc.
DESENVOLVIMENTO
Província de Cabinda
Cabinda é uma das 18 províncias da República de Angola, sendo um enclave limitado ao norte pela República do Congo, a leste e ao sul pela República Democrática do Congo e a oeste pelo Oceano Atlântico.
A capital da província de Cabinda é a cidade de Cabinda, conhecida também com o nome de Tchiowa.
Tem uma superfície de 7 283 km² e cerca de 300 000 habitantes.
A população de Cabinda pertence na sua quase totalidade aos povos bantu, mais concretamente ao grupo Fiote, cuja língua, o Ibinda, é um dos dialectos do Kikongo.
Administrativamente, a província é constituída pelos municípios de Cabinda, Cacongo, Buco-Zau e Belize.
A capital é cidade de Cabinda, conhecida por Tchiowa.
A população é maioritariamente de origem Bakongo e a principal língua é o Ibinda, que se divide a norte pelo Kiombe e a sul pelo Kiwoyo.
Município de Belize, Cabinda
Cultura
Esta província é muito marcada pelas tradições e sobretudo os Bakama perpetuam-nas. São grupos culturais com seitas próprias que aparecem nas festas históricas com máscaras pintadas, vestidos com folhas secas de bananeira e trazem consigo uma vassoura feita de nervuras de folha de palmeira.
A Floresta de Maiombe está no imaginário popular e é palco de vários contos e estórias populares da literatura angolana.
Economia
A exploração petrolífera, a indústria da madeira, a agricultura e a pecuária empregam a população de Cabinda, mas o petróleo é sem dúvida o sector que floresce. Já antes da descoberta do petróleo, os portugueses chamavam Cabinda de Porto Rico, devido às riquezas naturais da região.
Acessos
Por avião, para o aeroporto provincial que tem a 2ª maior pista do país, recebendo aviões de pequeno e