SCRUM
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software que foi desenvolvida para auxiliar e agilizar o desenvolvimento de sistemas. Por conta de sua aceitação, tornou-se uma das metodologias ágeis mais conhecidas do mundo. Sua principal característica é a divisão do projeto em ciclos, denominados Sprints que são pequenos intervalos com reuniões freqüentes para que toda a equipe esteja acompanhando o processo de desenvolvimento.
Com isso o conhecimento a respeito do projeto fica disseminado entre a equipe que vive em constante comunicação fazendo com que as tarefas sejam debatidas entre todos os membros.
3.1 A origem
O nome Scrum vem de uma jogada do rugby em que oito jogadores de cada time se encaixam formando uma espécie de muralha. Um outro jogador joga a bola no meio do túnel formado para que os dois grupos a dispuserem. (MARCH, 2009).
O trabalho em equipe é característica marcante dessa jogada, onde se um jogador falha na formação, o outro time ganha bola e domina a situação. Tal qual em um Time Scrum de desenvolvimento de software o trabalho em equipe é primordial.
Fora dos campos, os benefícios da interação são muitos. O principal é que se chega a um produto de maior valor, porque o cliente pode testá-lo ao longo de seu desenvolvimento, descartando as ferramentas que julgar desnecessárias. A integração diminui o ruído da comunicação e também favorece a criatividade. Além disso, a equipe responde mais rapidamente a mudanças, constantes no mundo atual. Com o progresso em metas de curto prazo – que são fixadas em post nas paredes – a produtividade aumenta e economiza-se tempo e dinheiro (MARCH, 2009).
3.2 Planejando com Scrum
Projetos com Scrum, diferentemente dos modelos tradicionais, exigem um tempo de amadurecimento da idéia pela equipe já que a análise é feita pelo time e não por um gerente de projetos. Nesse período todos os requisitos são levantados e debatidos entre os membros a fim de se chegar num ponto em comum