SCR Retificador Controlado de Silício
Quando o SCR opera como elemento retificador, seu disparo ocorre geralmente em sincronismo com a forma de onda da CA que esta sendo retificada em um certo ângulo pré-determinado pelo projetista. Para a manutenção do SCR é necessária uma corrente mínima. Depois de disparado, o SCR continua em condução até que sua corrente se torne menor do que a corrente de manutenção, ocasionando seu desligamento. Quando não está em condução, o SCR recebe toda a tensão presente na entrada (entre os terminais de anodo e catodo) até que ocorra um novo disparo.
Transistor Unijunção Programável (PUT)
O transistor unijunção programável (PUT) é um UJT no qual o valor de (razão intrínseca de disparo) pode ser imposta através de resistores externos. A sua estrutura é análoga à de um SCR , tendo porém o Gate na região N próxima do anodo. A figura4.32mostra a estrutura, símbolo e circuito equivalente de um PUT. (a ) ( b ) ( c )
Fig4.32: Transistor Unijunção Programável –( a ) Estrutura ( b ) Símbolo ( c ) Circuito equivalente
Para compreender o seu funcionamento consideremos o circuito da figura 4.32a e o equivalente Thevenin, figura 4.32b
( a ) ( b )
Fig4.32: Transistor Unijunção Programável ( a ) polarização ( b ) Circuito equivalente de gate.
LDR
LDR (do inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz1 (português brasileiro) ou Fotoresistência2 (português europeu) é um componente