Comandos Eletricos ED1
Unidade: Esplanada
Objetivo(s): Aprimorar o conhecimento de Eletrônica Industrial e seus componentes.
Professor: Eng° Ênio Kurita
Curso: Técnico em Eletroeletrônica
Disciplina: Eletrônica Industrial
Data para entrega: 06/11/2014
Nome Do Aluno: Lucas Vinicius do Nascimento
RA: 13012270
Resultado:
TURMA: 5ETVB-EELT
1 SEMICONDUTORES
Os semicondutores têm tido um impacto incrível em nossa sociedade. Eles são encontrados nos chips de microprocessadores e em transistores. Tudo que é computadorizado ou que utiliza ondas de rádio depende de semicondutores.
Atualmente, a maioria dos chips semicondutores e transistores são produzidos com silício.
O silício é um elemento muito comum na natureza, por este e outros motivos é o material mais utilizado na confecção de semicondutores: ele é o principal elemento na areia e no quartzo, por exemplo.
Mas o que são semicondutores?
São sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes.
Os semicondutores são, quando puros e cristalinos, a temperaturas muito baixas, excelentes isolantes, ao contrário do comportamento observado nos metais. Contudo, a condutividade dos semicondutores puros (intrínsecos) aumenta significativamente com a temperatura.
Usualmente, à temperatura ambiente, exibem ainda baixa condutividade, sendo por tal bons isolantes quando em condições de manuseio. Tornam-se condutores se consideravelmente aquecidos.
2 DOPAGEM
Como os semicondutores em condições normais apresentam uma condução muito baixa, alguns átomos (num processo muito preciso) são substituídos por impurezas, com a finalidade de aumentar a condutividade.
2.1 IMPUREZA DOADORA
Corresponde aos elementos químicos que possuem cinco elétrons na última camada, que se colocados na estrutura do semicondutor, terão quatro elétrons envolvidos em ligações covalentes (sobra um, que fica praticamente livre). O semicondutor dopado com uma impureza doadora é