Titulação de uma água–oxigenada comercial.
Elementos do grupo: Carla Monteiro
Objectivo
Doseamento do H202 numa água oxigenada comercial volumetria redox Introdução teórica
Água-oxigenada é um composto com elevado poder oxidante, usado no quotidiano como coagulante do sangue em ferimentos ligeiros e como analgésico(solução a 3%) e em diversas aplicações industriais como branqueador / descolorante para cabelos (solução 6%), cosméticos e detergentes, fibras têxteis, e em medicina dentária, e branqueador dos dentes etc.
Tipos de volumetria:
As volumetrias podem classificar-se segundo a reacção química que ocorre durante a titulação, e atendendo à técnica de doseamento. Assim, relativamente à reacção química consideram-se as seguintes volumétricas:
Volumetria de Ácido-base – É utilizada quando a espécie química a dosear é um ácido ou uma base segundo
Bronsted.
Volumetria de precipitação – Utilizam-se reacções que levam à formação de um precipitado (composto pouco solúvel). Volumetria de Oxidação-redução (redox) – Ocorre quando há transferência de electrões entre o titulante e o titulado.
Volumetria de complexação – Este tipo de volumetria é utilizado quando se pretende dosear uma espécie química que origina um complexo estável.
Quanto à técnica de doseamento as volumetrias podem classificar-se em:
Volumetria directa – Nesta técnica a solução titulante é, geralmente, adicionada directamente à solução a titular. É o método mais simples e mais utilizado.
Volumetria de retorno – É utilizada quando a espécie a dosear ou não reage, ou reage lentamente com a solução titulante. Efectua-se adicionando à espécie a dosear um volume de excesso, rigorosamente medido, de uma terceira espécie química. Esta terceira espécie química reage com a espécie a dosear segundo uma equação química definida. A quantidade em excesso é posteriormente titulada directamente