Permanganometria Analexp Rel 6

1240 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO- UFRJ

QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL II/QIN – IQA243

Volumetria de Oxi-Redução: Padronização do KMnO4 e Titulação da Água Oxigenada Comercial

Relatório: 6

Aluno: Lucas Gomes Padilha Neto
Professora: Jessica Frontino Paulino

Realizado em: 24/10/2014 Entrega em: 31/10/2014
I. Introdução

A volumetria de oxi-redução tem como base reações que envolvem perda e ganho de elétrons, que é formalmente indicada pela variação do número de oxidação das espécies envolvidas. Nelas o número de elétrons perdidos pelo agente redutor deve ser sempre igual ao número de elétrons ganhos pelo agente oxidante.
O potencial padrão de uma semi-reação indica a tendência de uma determinada substancia de se reduzir a partir da comparação com o potencial do hidrogênio que por convenção é dito como zero. A espontaneidade de uma reação ocorrer é medida pela diferença de potencial (∆E°) das semi-reações, sendo essa diferença um valor positivo a reação em questão é espontânea.
É importante que a adição do titulante, que pode ser oxidante em uma oxidimetria ou redutor em uma redutimetria, seja sempre lenta para que o mesmo seja consumido até atingir o equilíbrio, ponto no qual, de acordo com a equação de Nernst, E é zero.
A permanganometria é um tipo especifico de volumetria de oxi-redução que utiliza o íon permanganato, altamente oxidante, como titulante. Este íon tem a vantagem de ser auto-indicador, pois muda da tonalidade roxa escura para a incolor ao se reduzir, indicando o ponto final da reação pela cor rosa claro, entretanto há certos inconvenientes que devem ser considerados ao usar este método.
O fato dele não ser padrão primário faz com que ele precise ser padronizado antes de ser usado como titulante. Para esta operação utiliza-se o oxalato de sódio, padrão primário, em uma titulação inversa que geralmente é realizada na presença de MnSO4, que age como

Relacionados