EPC I EPI
Risco “é a probabilidade ou chance de lesão ou morte” (Sanders e McCormick) ou “uma ou mais condições de uma variável com potencial necessário para causar danos” (De Cicco e Fantazzini) ou ainda “é a probabilidade potencial de causar danos nas condições de uso e/ou exposição, bem como a possível amplitude do dano” (definição da Comissão Europeia).
A NR – 10 regulamento que estabelece as condições mínimas para quem trabalha ou usa a eletricidade – define risco como sendo a “capacidade de uma grandeza com potencial para causar lesões ou danos á saúde das pessoas”. E, para complementar, a norma EN 50110, utilizada pela Comunidade Europeia para segurança em trabalhos com eletricidade, define o risco como sendo a “combinação da probabilidade e da gravidade da possível lesão ou dano para a saúde de uma pessoa exposta a um ou vários perigos”.
Podemos ver pelas diversas definições que o risco é uma situação. Vamos agora ás diversas definições do “perigo”.
Perigo: ” É uma condição ou conjunto de circunstâncias, que tem o potêncial de causar ou contribuir para lesão ou morte” “(Sanders e McConrmick) ou “expressa uma exposição relativa ao risco, que favorece sua materialização em danos” (De Cicco e Fantazzini). Ou ainda: “é a propriedade ou capacidade intríseca dos materias, equipamentos, métodos e