Scdas
| |
|Teorema de Norton |
A análise de circuitos por meio do teorema de Norton é uma análise semelhante à utilizada no Teorema de Thévenin, e tem o mesmo objetivo, ou seja, analisar um circuito complexo de forma simplificada.
O Teorema de Norton permite descobrir o valor da corrente ou tensão em um determinado componente no circuito, sem que seja necessário considerar esses parâmetros elétricos nos outros componentes.
Para ter sucesso no desenvolvimento dos conteúdos do presente capítulo, você já deverá conhecer associação de resistores, divisores de tensão e corrente, análise de circuitos com o auxílio do teorema de Thévenin e as leis de Kirchhoff e de Ohm.
Teorema de Norton
O teorema de Norton estabelece que “qualquer circuito formado por bipolos elétricos lineares, que são os resistores e as fontes de tensão contínua, pode ser substituído por um circuito equivalente simples”. O circuito equivalente simples é constituído de um gerador equivalente de Norton e a resistência na qual os valores de tensão e corrente serão determinados.
O gerador equivalente de Norton é composto por uma fonte de corrente e uma resistência denominados: corrente equivalente de Norton (IN); resistência equivalente de Norton (RN).
Observação
O símbolo com a notação IN, representa uma fonte de corrente constante ou gerador de corrente. O sentido da seta representa o sentido da corrente, que deve ser o mesmo da fonte de tensão correspondente. Ou seja, em uma fonte de tensão, a corrente sai do terminal positivo.
A corrente equivalente de Norton é o valor da corrente de curto-circuito