Atps economia
O setor de livrarias cresceu cerca de 11% desde 2006, segundo a ANL, Associação Nacional de Livrarias, tornando-se um excelente ramo de investimento, que está em expansão, ampliando as oportunidades para o empreendedor estabelecer-se em seu negócio.
Vários fatores devem ser analisados para o planejamento de uma livraria, sendo necessário traçar o perfil do consumidor, identificando fatores como classe social, nível de escolaridade e questões geográficas e culturais, não esquecendo a importância da localização da estrutura, que deve dar acessibilidade e comodidade ao cliente.
As livrarias não são apenas estabelecimentos que vendem livros, tornando-se também espaços culturais, com serviços de café, teatro etc.
Com a redução da taxa básica de juros de 8,5% para 8%, fez com que a taxa de juros recue, tornando-se um momento favorável para a atividade empreendedora, movimentando a economia positivamente.
2-Livraria
2.1-Mercado:
Desde 2006, houve um crescimento de 11% no ramo de livrarias, segundo a ANL, Associação Nacional das Livrarias, sendo que cada habitante lê em média 1,9 livro por ano, número que tende a crescer, devido a acessibilidade das pessoas em comprarem livros. As livrarias estão tornando-se também espaço de convivência para os clientes, tendo o mesmo a oportunidade de tomar um café, participar de eventos de seu interesse ,além de encontrar amigos.
Ainda segundo a pesquisa, 56% das empresas pesquisadas ainda não realizam vendas pela internet, sendo que 63% afirmam que as vendas pela internet representam apenas 0 a 5% do seu faturamento total.
De acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de livros, alcançou em janeiro de 2011, um aumento de 7,85%em seu quadro de funcionários desde janeiro de 2007, mostrando que o segmento está em satisfatória