Saúde
O sistema reprodutor humano, também chamado sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino conforme abaixo:”
Aparelho Genital Masculino:
Pênis: órgão reprodutor e excretor masculino, contendo em seu interior um ducto (a uretra) responsável pela eliminação da urina e também condução do sêmen que contém os espermatozóides. É formado por tecido cavernoso e esponjoso, que se enche em razão da grande vascularização , de acordo com a libido do indivíduo em ocasião à reprodução, proporcionando a ereção.
Bolsa Escrotal: Cavidade que aloja e protege os testículos, sendo responsável pela manutenção da temperatura adequada para os mesmo.
Testículos: São glândulas que, além de produzirem os gametas masculinos, espermatozóides ( a espermatogênese) no interior dos túbulos seminíferos a partir de células germinativas primordiais, também possuem células intersticiais que sintetizam a testosterona, hormônio sexual masculino.
Epidídimo: Ducto formado por um canal emaranhado que coleta, armazena e conduz os espermatozóides. Neste local os gametas atingem a maturidade e mobilidade, tornando-os aptos à fecundação.
Canal Deferente: Canal que transporta os espermatozóides do Epidídimo até um complexo de Glândulas anexas.
Glândulas Anexas: Conjunto formado pela Próstata, Vesículas Seminais e Glândulas Bulbo-uretrais, produzindo a secreção que compõem o sêmen, fluido que nutre e proporciona meio de sobrevivência aos espermatozóides, por exemplo, neutralizando o ph levemente ácido da uretra.
[pic]
Aparelho Reprodutor Feminino:
Vulva ou Pudendo: Conjunto de estruturas que formam o aparelho reprodutor feminino esterno – lábios vaginais, orifício da uretra, abertura da vagina e clitóris.
Pequenos e Grandes Lábios Vaginais: São dobras da pele formadas por tecido adiposo, sendo responsáveis pela proteção do aparelho reprodutor