Gestão de negócios internacionais
Política comercial é um método que os mercados internacionais possuem para regularizar o comercio com países terceiros, com a intenção de proteger e ditar regras para o mercado internacional.
A política comercial ou práticas comerciais refere-se ao subsídio ao comércio, restrições voluntárias à exportação, tarifas, cotas de importação, restrições de criação de empresas de capital estrangeiro, entre outras ferramentas convencionalmente utilizadas no mercado internacional.
Para gerir os negócios internacionais a empresa que busca investimentos em outros países, deve observar quais as políticas comerciais que influenciarão nas exportações de seus produtos, a fim de reduzir os riscos operacionais.
As políticas protecionistas influenciam no momento em que uma empresa decide fazer suas exportações, pois cada pais tem uma política diferente e a empresa deve atender as necessidades especiais de cada pais. Segue abaixo as políticas protecionistas frequentemente utilizadas:
Subsídio à exportação: Refere-se a um bem embarcado ao exterior, onde é feito um pagamento a empresa ou indivíduo exportador. O governo oferece subsídios a exportação auxiliando a produção do bem reduzindo o valor do produto no mercado internacional, fazendo com que o mesmo seja competitivo em outro país.
Cotas de exportação: Restrição direta a quantidade de algum bem que pode ser importado, refere-se ao limite imposto pelo governo do país importador.
Taxa de cambio: A taxa de cambio pode ser utilizada como política protecionista influenciando a entrada e a saída de capital do país em referência ou facilitando a comercialização de produtos e serviços.
Sendo a taxa de cambio um preço que é influenciada pela oferta e demanda, no caso de divisas, ou seja, pela oferta e demanda da moeda estrangeira.
Barreiras burocráticas: O governo de determinado pais pode adotar uma restrição informal de determinado bem a ser importado, como por exemplo gerar procedimentos