SAÚDE
1. Identificação do Projeto
1.1 PREFEITURA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
1.2 Mine Curso: Atendimento de qualidade ao usuário de saúde pública
1.3 Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos / Secretaria Municipal de Saúde
2. justificativa
Segundo o Princípio da Universalidade, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, sendo de responsabilidade das esferas municipal, estadual e federal garantirem serviços e ações a todos de que deles necessitem, todavia, enfatizando ações preventivas e reduzindo o tratamento de agravos (BRASIL, 1990; BRASIL, 2000).
Diante disto, surge uma preocupação sobre a “prática do acolhimento” nos espaços públicos de saúde que vem sendo desenvolvida no Município do Cabo de Santo Agostinho, que tem como pressuposto: “Garantir o atendimento integral e de qualidade aos usuários, partindo do princípio das linhas de cuidado, em que o usuário é o elemento estruturante de todo processo da saúde pública”.
O ponto principal de orientação do atendimento em saúde pública deve ser centrado no cuidado e atenção do indivíduo, buscando entender seus anseios e necessidades, através de uma política de ações e serviços adequados, garantindo a resolução dos problemas dos usuários em saúde a partir do primeiro momento, ou seja, da chegada dos usuários nos espaços.
O serviço de saúde, ao adotar práticas centradas nos usuários, deve desenvolver a capacitação dos profissionais de saúde, tornando-os aptos a operar o cuidado com o atendimento de qualidade de modo a desenvolver ações e atitudes para um processo multiprofissional através dos atos de acolher. Nesse sentido, faz-se necessário o uso de práticas humanizadas que resultem em praticas de relacionamento, a exemplo do acolhimento e vínculo profissional-paciente.
O acolhimento é um dos instrumentos essenciais na organização do funcionamento dos serviços em saúde para que haja um atendimento de qualidade e respeito, podendo