saúde
Para a definição de saúde, podemos ir buscar a emanada da Organização Mundial de Saúde (OMS): «Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.» Ou defini-la em termos de valores, dizendo que estamos saudáveis se a nossa temperatura, a nossa tensão arterial, etc., estiverem normais.
Para muitos médicos, porém, a melhor definição é relativa, pois em relação a um bibliotecário que trabalha em sossego todo o dia ter saúde terá um significado e em relação a um pedreiro terá outro. Assim, ser-se saudável não quer dizer que se tenha de estar conforme determinados padrões absolutos, mas sim que se tenha a capacidade de satisfazer as exigências do nosso particular tipo de vida
Saúde é o bem-estar físico, mental e social. Antigamente o povo designava saúde apenas como a ausência de doença. Hoje, com toda essa campanha da saúde pra melhoria da qualidade de vida, ficou bem mais abrangente!
Cidadania:
Porque todo cidadão tem direito à saúde, mesmo que esse direito nem sempre seja respeitado, é uma questão de cidadania pois é um direito de cidadão
Vivemos em uma época de transição de pensamentos, de novos costumes impostos pela globalização capitalista e de pouca valorização pela vida. O pior é a ampliação da falta de humanização e o despreparo profissional por parte de pessoas ligadas a saúde. São elas que estão a lidar com o dom precioso da vida e a preservação da saúde que deveria de ser com qualidade.