saúde
1. DISPOSIÇÕES GERAIS
Denominação: Curso Técnico em Análises Clínicas.
Habilitação: Técnico em Análises Clínicas.
Ano de início de funcionamento do curso: 2014.
Regime acadêmico de oferta: Sistema modular e presencial.
Carga horária: 1500h.
Total de vagas anuais: ?? vagas.
Número de Reconhecimento do Curso:???
2. JUSTIFICATIVA
Hoje, o diagnóstico, o tratamento de patologias e o monitoramento da saúde incluem, dentre outros, os dados e informações obtidos por análises realizadas em amostras biológicas. A importância desses procedimentos no processo de produção dos cuidados de saúde justifica a emergente preocupação com a formação, o aprimoramento e atualização dos recursos humanos, de modo a acompanhar os avanços científicos, tecnológicos da área, como também as alterações constantes no campo de atuação.
Como parte da política nacional de desenvolvimento e valorização da educação profissional e tecnológica de nível médio, o SENAC é capaz de responder de forma eficiente a essas demandas e expectativas, empreendendo estudos que edifiquem o profissional, com formação sólida, que o habilitado seja um ativo empreendedor e criativo, que tenha desenvolvimento e domine competências para desempenhar suas funções contextualizadas á realidade do mercado de trabalho.
3. PERFIL PROFISSIONAL O Técnico em Laboratório de Análises Clínicas é o profissional da área de Saúde que desempenha suas funções em instituições de saúde públicas e privadas. Atua promovendo a saúde do indivíduo, desenvolvendo ações no campo da hemoterapia/hematologia terapêutica, diagnóstica e industrial.
A este profissional cabem as funções de orientar o cliente/paciente, receber, preparar, processar amostras biológicas sanguíneas e assistir ao bioquímico, biomédico, médico hematologista e/ou patologista na execução dos procedimentos diagnósticos, produtivos e terapêuticos da prática hemoterápica. Essas ações resultam em informações indispensáveis para