saúde
Centro Universitário Newton Paiva
Aula 1: PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Profa. Daniela Goursand
O Que é:
Saúde;
Doença;
Breve histórico: Antiguidade
Saúde: dádiva
Doença: castigo dos deuses Hipócrates – 400 a.C.: Desenvolveu o tratado "Os ares e os lugares", no qual relacionava os locais da moradia, a água para beber, os ventos com a saúde e a doença.
Teoria dos Miasmas : As doenças ocorriam devido à má qualidade do ar, proveniente de ‘emanações’ oriundas da decomposição de animais e plantas.
Microbiologia : Os agentes microbiológicos eram os causadores de doenças.
Multicausalidade : Os agravos à saúde são multifatoriais (incorporação do social e do psicossocial em interação com os fatores físicos e biológicos).
Doença:
Medidas fisiopatológicas
Sintomas: sofrimento, dor, valores e sentimentos do corpo que adoece (CANGUILHEM; CAPONI, 1995. In: BRÊTAS; GAMBA, 2006).
Saúde:
“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade” (OMS, 1974).
Saúde:
“… em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida” (BRASIL, 1986).
* Constituição Federal de 1988: artigo 196
“A saúde é um direito de todos e dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua promoção, proteção e recuperação”.
Narvai, 2008:
A saúde é a soma de três planos: - subindividual, - individual, - coletivo. - Plano subindividual: corresponde ao nível biológico / orgânico.
Nesse plano, o