ATPS Comportamento Organizacional ETAPAS 1 e 2
Personalidade é o conjunto das características que interferem no comportamento das pessoas. Alguns fatores podem influenciar a personalidade, como a hereditariedade e o ambiente. A personalidade sempre está mudando, as nossas emoções, atitudes e expectativas influenciam no nosso comportamento.
Carl Jung usa o Termo Extroversão e Introversão para exemplificar o comportamento. A pessoa extrovertida tem bastante amigos e gosta de variedades, já a pessoa introvertida, apesar de ter um número considerável de amigos, prefere ficar em um local tranquilo, onde possa refletir. Émuito importante fazer um bom planejamento e sabermos o que desejamos para nós, tendo consciência de nossas habilidades e do nosso jeito de ser, pois nascemos com características diferentes onde poderemos ter mais facilidade para atuar em áreas específicas.
PERCEPÇÃO CONCEPÇÃO E COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
Percepção é a forma de como compreendemos o mundo e as interpretações que temos dele, está relacionadas às nossas experiências vividas, pois elas tem o poder de influenciar a nossa percepção. Essas percepções nós podemos mudar sempre que acharmos interessante, caso contrário, dificilmente iremos mudar.
Cada pessoa possui um modo diferente de perceber as coisas, pois cada indivíduo reage de forma diferente para situações semelhantes. Nas
empresas também é assim, o comportamento de cada funcionário vai depender da forma que ele está interpretando os acontecimentos.
Segundo Raths, “as pessoas têm experiências, nascem e aprendem e essas experiências vai formar a maneira da pessoa se comportar”.
Se não estivermos satisfeitos com o comportamento de alguém, precisamos trabalhar em suas percepções e concepções, pois elas podem interferir no comportamento. É necessário agir para que os indivíduos sejam transformados e entendam a importância que trará essas mudanças para sua vida pessoal e profissional.
MOTIVAÇÃO
Motivar não é uma tarefa fácil, para fazer