saúde
O organismo só pode se manter sadio com a aquisição e manutenção de hábitos saudáveis de vida, que incluem alimentação equilibrada, sono regular, exercícios, higiene e lazer.
Exercícios
O exercício desenvolve o corpo e a mente. Sem exercício, os músculos se atrofiam; o aparelho digestivo e os órgãos de eliminação trabalham de maneira insuficiente; os pulmões não se expandem bem, nem recebem a quantidade necessária de oxigênio; e a circulação se torna lenta. O tipo e a quantidade de exercício que o corpo exige e suporta diferem de uma pessoa para outra, segundo a idade, o sexo, as condições físicas e o gosto pessoal. Os esportes de competição, que exigem treinamento demasiado intenso, não são recomendados para crianças de pouca idade; os de tipo pesado não devem ser praticados por meninas em fase de crescimento, embora sejam bem tolerados pelos rapazes da mesma idade.
O exercício deve ser divertido e agradável
Há esportes, como o tênis, o golfe e a patinação, que podem ser praticados por muito tempo na idade adulta, o que não acontece com o futebol, o basquetebol e outros. Na escolha dos exercícios e esportes, convém levar em conta seus riscos (fraturas, sobrecarga do coração etc.) e periculosidade do lugar onde serão praticados. Antes de iniciar a prática de qualquer esporte, é preciso haver um período de treinamento bem planificado e dosado.
Postura correta
Os defeitos de postura acarretam distúrbios da saúde. A boa postura influi tanto na personalidade quanto na saúde. Uma atitude descuidada faz o indivíduo parecer negligente, além de prejudicar o desempenho de certas funções orgânicas. Para conseguir uma postura correta são fatores importantes o tono muscular e a criação de hábitos adequados. Qualquer exercício que melhore o tono muscular (esporte ou o simples caminhar) contribui para a aquisição de uma boa postura. Quando a postura incorreta chega a causar perturbações físicas, é conveniente procurar um médico