saúde
A queixa de estar inchada ou retendo líquido é muito comum no consultório. Muitas dietas e programas alimentares esbarram neste inchaço incomodo e persistente, que tem como conseqüência indesejada o aumento de peso.
Porque inchamos?
A retenção hídrica depende de vários fatores, dentre eles alterações hormonais, uso de alguns medicamentos, consumo de alimentos ricos em sódio (tais como salgadinhos, conservas, azeitonas, bacon, presunto, salsichas, batatas fritas, pipoca salgada, molho de soja, enlatados, mostarda, amendoim, sopas prontas, catchup, purê de tomate), ingestão reduzida de água e de alimentos ricos em água.
A cerveja tem ação diurética inicialmente. Quando se toma alguns chopes, a ida ao banheiro é inevitável – isto ocorre porque ela é basicamente feita de água. Mas a cerveja também contem muito sódio, o inimigo número um de quem tem tendencia a reter líquidos, e no dia seguinte o inchaço aparece.
Inchei de repente – o que aconteceu?
Às vêzes fazemos tudo errado. Se, no período da TPM quando os hormônios se combinam de uma forma que predispõe à retenção de líquidos, fizermos uma alimentação descuidada, rica em alimentos carregados de sódio, ou se resolvermos tomar aquele chopinho no final do dia para relaxar da tensão típica do período, ou ainda, se esquecermos de tomar pelo menos 8 copos de água por dia, o resultado pode ser desastroso, com um inchaço imenso.
O que comer? O que beber? (Alimentos Diuréticos)
Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, o que facilita o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência os líquidos retidos. Outro detalhe importante é que hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, o magnésio e o potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio.
Chás, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço.
Hortaliças
Aipo, salsa, chuchu, agrião,