multiculturalismo
Entendendo o que é o Multiculturalismo
A junção de várias culturas, onde são apresentados diversos tipos de abordagens afim de nos mostrar o reconhecimento das diferenças em conjunto como também a individualidade de cada um.
O multiculturalismo nos traz a exemplo a igualdade, porém a igualdade que se refere não é a que se trata de leis e direitos, e sim as diferenças de valores e costumes. Devemos usar como exemplo o Brasil, país que é um resultado da mistura de raças – negros, brancos e índios, mas que apesar de toda essa diversidade, ainda encontramos dificuldades no que se refere ao tema multiculturalismo.
Vamos para as abordagens:
Encontramos dentro do multiculturalismo diversas abordagens, iremos citar algumas como o a abordagem assimilacionista, a diferencialista e a interculturalidade defendidas pela autora Vera Maria Candau.
A abordagem assimilacionista parte do princípio de que todos se integrem à sociedade e se incorporem à uma cultura hegemônica. Essa abordagem defende que vivemos numa sociedade multicultural descritiva, e nessa sociedade não existe igualdade para todos, a falta de acesso de alguns grupos à determinados serviços, bens, direitos fundamentais que outros grupos em geral não têm. A política assimilacionista propõe que todos, independentemente de raça , cultura, religião, venham ter os mesmos direitos, os mesmos acessos, porém não se mexe na matriz da sociedade, ou seja, inseri-se o indivíduo no grupo mas deslegitima saberes, línguas, crenças.
A abordagem diferencialista surge causando controvérsias e vem para rebater o termo denominado como assimilacionista, pois afirma que a assimilação nega ou silencia as diferenças. Para garantir a expressão das diferentes identidades culturais é necessário garantir espaços próprios e específicos, para que possam expressar com liberdade coletivamente, dando assim espaço para cada um mostrar a sua cultura.
A abordagem intercultural ou