Saúde
AMANDA LAYS
CARLA BIANCA VERÇOSA
EDJELMA BRITO
EDSÂNGELA DJÚLIA
ERINALDO SILVA
LUCINALDO
MÁRCIO IVAN
WELLINGTON MELO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SUS
MACEIÓ
2013
ALMERINDA BRAZ
AMANDA LAYS
CARLA BIANCA VERÇOSA
EDJELMA BRITO
EDSÂNGELA DJÚLIA
ERINALDO SILVA
LUCINALDO
MÁRCIO IVAN
WELLINGTON MELO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
SUS
Trabalho elaborado com o requisito parcial de Avaliação da Disciplina de Saúde Coletiva do Curso de Farmácia, apresentado à Faculdade Maurício de Nassau.
Docente: Eusteclyana Patrycia
MACEIÓ
2013
INTRODUÇÃO
Criado em 1988, pela Constituição Federal, para ser o sistema de saúde de todos os brasileiros, o SUS surgiu com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à saúde da população. Mais do que oferecer a medicina curativa, ele se propõe a promover a saúde, com prioridade para as ações preventivas e democratizando as informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos a sua saúde. O SUS constitui um projeto social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da população.
Sistema Único de Saúde
O SUS é a denominação do sistema público de saúde brasileiro, considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, segundo informações do Conselho Nacional de Saúde. Foi instituído pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, como forma de efetivar o mandamento constitucional do direito à saúde como um “direito de todos” e “dever do Estado” e está regulado pela Lei nº. 8.080/1990, a qual operacionaliza o atendimento público da saúde. Com o advento do SUS, toda a população brasileira passou a ter direito à saúde universal e gratuita, que deve ser fornecida