Saúde
De 1939 a 1969 a formação do professor de Educação Física era direcionada para a área esportiva, visando à formação de técnicos esportivos. Essa formação é o que Darido (2003) chama de tradicional-esportivo, que enfatiza disciplinas práticas, o saber fazer para ensinar, e estabelece clara distinção entre teoria e prática.
Nos anos oitenta, surgem novas diretrizes curriculares para os cursos de Educação Física (Resolução 003/1987), buscando ampliar a formação na área das ciências humanas e romper com a formação apenas técnica- esportiva.
Em 2002 depois de homologadas novas diretrizes (Resoluções do Conselho Nacional de Educação n.º 01 e n.º 02/2002) para os cursos de formação de professores de todas as áreas de ensino, onde a formação deve ter a mesma base. No caso da Educação Física, deseja que o professor se aproxime das discussões pedagógicas, que dialogue e participe do PPP (Projeto Político Pedagógico).
A questão a ser discutida é a forma como o esporte deve ser trabalhado na escola.
Pesquisa e participantes
É uma pesquisa qualitativa com objetivo de estudar a compreensão pedagógica sobre o ensino dos esportes coletivos na escola, que foi analisada através das respostas dos alunos de Educação Física que estão no estágio Supervisionado II, Ensino Fundamental – Anos Finais e relacionar com a sua prática pedagógica. Qual (is) compreensão (ões) sobre o ensino do esporte na escola que os acadêmicos do curso de Educação Física da UNIVATES possuem? O que enfatizam ao ensinar os esportes na escola?
Depois de analisar as informações, estas foram divididas em três aspectos: A história de vida e a relação com o esporte; Formação acadêmica e Docência no Estágio Supervisionado II
A história de vida e a relação com o esporte
A construção de uma concepção de esporte não se dá apenas ao cursar uma graduação em