Saúde e transtorno mental
Entende-se como indivíduo “mentalmente saudável” aquele que:
•compreende que não é perfeito;
•entende que não pode ser tudo para todos;
•vivencia uma vasta gama de emoções;
•enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana;
•procura ajuda para lidar com traumas e transições importantes.
A expressão transtorno mental, adotada no lugar de doença acompanha o critério da CID-10 (1993:5): o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo, não deve ser incluído em transtorno mental. Há comprometimento quando:
•funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação;
•atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau.
CID-10 -CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS
Foi aprovada pela Conferência Internacional para a 10ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças, convocada pela Organização Mundial de Saúde, realizada em Genebra no ano de 1989, tendo a CID-10entrado em vigor em 1 de Janeiro de 1993. A CID-10 denomina essa situação em seu Capítulo V, intitulado Transtornos Mentais e Comportamentais, especificamente nos Transtornos Específicos do Desenvolvimento das Habilidades Escolares (F81).
DSM-IV - MANUAL DE DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICA DAS PERTURBAÇÕES MENTAIS
O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais é uma publicação da American Psychiatric Association, Washington D.C., sendo a sua 4ª edição conhecida pela designação DSM-IV. Este manual fornece critérios de diagnóstico para a generalidade das perturbações mentais, incluindo componentes descritivos, de diagnóstico e de tratamento, constituindo um instrumento de trabalho de referência para os profissionais da saúde mental.