Saúde mental e transtorno mental
O texto tem como objetivo expor uma gama de doenças, transtornos e alterações na mente do ser humano. Para isso é necessário ter um alicerce como exemplo de “normalidade”, ou seja, uma pessoa mentalmente saudável.
A pessoa que é mentalmente saudável reconhece suas imperfeições, compreende que nem tudo pode acontecer da maneira que ela espera, vive sobre varias emoções e enfrenta desafios da vida cotidiana, porém sempre busca superá-los.
Os transtornos mentais são consideravelmente de difícil percepção e necessitam de observações dos sintomas, não somente de psicólogos, mas também daqueles que convivem com o individuo. Eles ocorrem quando o comportamento normal da pessoa é alterado, a personalidade (aquela que o individuo apresenta quando em relação com outros) altera-se involuntariamente. A personalidade possui características, que são a soma das emoções que cada individuo possui. Essas emoções unidas, umas mais acentuadas que as outras, formam a personalidade do sujeito, e os transtornos de personalidade alteram tais características.
A diferença entre pessoas emocionalmente estáveis e instáveis está na administração dessas emoções, emoções que mantém a personalidade íntegra. As alterações surgem como defesa quando a pessoa passa por um trauma ou estresse, tem por objetivo alterar levemente alguns hábitos da pessoa. Porém quando ocorre em excesso, caracteriza-se por transtorno de personalidade, e são eles:
Paranóide (distorce ações de outra pessoa), dependente(não consegue tomar certas decisões sozinho), esquizoide(isolamento), de evitação (isolamento afetivo),emocionalmente instável (cede à impulsos), histriônica (busca por atenção). O transtorno antissocial ou psicopatia também existe, ele está presente naqueles indivíduos que não se adaptam à sociedade e precisam agir de forma diferente dela. Os psicopatas têm tendências criminosas diferentes de ladroes, pois o objetivo é agir cruelmente. Com característica de ausência de