Saúde mental e transtorno mental
PUC/PR
Saúde mental e transtorno mental e As Duas faces de um crime
Abril – 2013
Curitiba - PR
Saúde mental e transtorno mental:
Uma pessoa é considerada mentalmente saudável quando ela compreende que não é perfeita, entende que não pode ser tudo para todos, vivencia uma vasta gama de emoções, enfrenta desafios e mudanças da vida cotidiana e procura ajuda para lidar com traumas e transições importantes. As pessoas modificam seus comportamentos, involuntariamente, ao se perceberem observadas ou sabendo que isso ocorre ou possa acontecer. Os comportamentos acontecem em um esquema de referencia de valores e expectativas. Modificam-se com o tempo e, em geral, são contingenciais.
Em um ambiente sob controle (delegacia de policia, presença de juiz) uma pessoa pode se mostrar dócil, porque na corte de justiça ou na delegacia não se encontram condições estimuladoras da agressividade; contudo, a mesma pessoa pode mostrar-se agressiva em casa, no trânsito ou no trabalho. Muda o ambiente, modifica-se o comportamento.
A personalidade é a condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente. A personalidade só se manifesta quando a pessoa está se comportando em relação a um ou mais indivíduos. E o comportamento varia conforme a situação na qual ocorre, bem como de acordo com propriedades da ação em que é possível considerar que os seres humanos atuam a partir de determinada história pessoal, bem como a partir de um contexto, composto por inúmeras variáveis, como o ambiente social, econômico, cultural e político. É possível sintetizar as definições de personalidade como condição estável e duradoura dos comportamentos da pessoa, embora não permanente.
Não existe personalidade “normal”, cada personalidade tem sua característica e cada característica possui aspectos positivos e negativos, dependendo da situação e intensidade com que se apresentam; portanto, nenhuma é absolutamente “boa” ou “má”.