Saúde Mental e Transtornos Mentais
Curso de Direito
Amanda Cristina Silva
Ana Carolina Campos
Cássia Cristina Santos
Débora Luisa Ribeiro
Liliane Araújo
Paula Geiziane Duarte
SAÚDE MENTAL E TRANSTORNO MENTAL (PSICOPATOLOGIAS)
Pará de Minas
2012
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo elucidar o conceito de saúde e transtorno mental, bem como ressaltar as doenças mentais mais significativas no âmbito do direito, focando principalmente a esquizofrenia, que é um sofrimento psíquico grave, caracterizado pela alteração no contato com a realidade.
Também é alvo da pesquisa, demonstrar a participação da família, tanto no processo de reconhecimento do transtorno, quanto no tratamento e apoio dado ao paciente.
Aproveitando os conceitos que serão apresentados, será feita uma análise geral de como o doente mental (termo empregado pelo próprio Código Penal) é tratado pelo Código Penal Brasileiro.
Saúde Mental e Transtorno Mental
Saúde mental é estar bem interiormente, exteriormente e com o próximo. É saber lhe dar com as adversidades que surgem ao longo da vida. É o equilíbrio saudável da pessoa e o meio em que vive.
Alguns fatores negativos podem interferir na saúde mental, fazendo com que o indivíduo perca o equilíbrio e o controle sobre certas situações. A ansiedade, mal estar psicológico e stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbação psicóticas como a esquizofrenia, atraso mental, demências, dentre outras são alguns desses fatores.
Estima-se que todo ser humano pode ser afetado por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade, e em algumas fases da vida, isso ocorre mais frequente, como: entrada na escola, adolescência, perda de algum ente familiar, desemprego, divórcio, traumas, genético e outros.
As pessoas, quando detectadas com alguns desses sintomas, são muitas vezes incompreendidas e até mesmo excluídas. Devido aos