saúde e nutrição
Professora: Auristela
Comparação - Requeijão Light x Convencional:
Com relação aos macronutrientes o light apresenta por 100g de produto 47% de redução de lipídeos (gorduras), aumento de 1g de proteína e mesma quantidade de carboidratos que o requeijão convencional. Sendo o convencional rico em gorduras, com a quantidade por porção (vd) de 23% para as saturadas e de 14% para as gorduras totais. Já em relação aos micronutrientes os dois possuem a mesma quantidade por porção de sódio e fibras alimentares; e no light a redução total de cálcio e de 1% de calorias por porção.
( COLOCA AQUI A PARTE DOS CHOCOLATES)
“Portanto deve-se observar as informações nutricionais para escolher os produtos adequados de acordo com a dieta. Ás vezes compensa muito mais levar a versão normal e ingerir com moderação do que apelar para os light/diet.”
Rotulagem dos alimentos para fins especiais:
Os Alimentos para Fins Especiais devem atender às normas de rotulagem geral, nutricional e específicas do alimento convencional dispostas no respectivo Regulamento Técnico, quando for o caso. Quando qualquer informação nutricional complementar for utilizada, deve estar de acordo com o regulamento de Informação Nutricional Complementar (Portaria SVS/MS 27/98).
1) No painel principal devem constar:
Designação do alimento, de acordo com a legislação específica, seguida da finalidade a que se destina, em letras da mesma cor e tamanho.
• O termo "diet" pode, opcionalmente, ser utilizado para os alimentos para dietas com restrição de nutrientes, e para os alimentos exclusivamente empregados para controle de peso, e alimentos para dieta de ingestão controlada de açúcares. 2) Nos demais painéis da embalagem:
a) a informação nutricional, em caráter obrigatório, de acordo com a norma de Rotulagem Nutricional.