Saúde e Doença The Crash
Qual seria o conceito sobre doença? Esta parece uma pergunta simples, e a resposta sempre nos remete a dizer que são as patologias que acometem nosso corpo, tanto no aspecto físico quanto no aspecto psicológico.
E o conceito sobre saúde? Embora estudado desde a pré-história, de forma indireta, e em alguns casos de forma direta, não existe um conceito concreto para se definir a palavra saúde, pois a mesma apresenta diferentes pontos de vista, no qual nenhum deles pode ser considerado totalmente correto ou totalmente errado. Nos tempos atuais com os avanços tecnológicos, estamos repletos de vastas informações e apelos da mídia. Sendo assim fica fácil percebermos que saúde não é apenas a ausência de doença, como já foi pensado na antiguidade, mas sim um conjunto de fatores, os quais estão relacionados com o estilo de vida, fatores sociais, ambientais, econômicos dentre outros.
Na teoria parece fácil definirmos o conceito sobre saúde como um conjunto de conceitos, porem na prática as coisas são um pouco diferentes. Não apenas pela dificuldade dos programas político-sociais atuarem e resolverem os problemas, mas também na sociedade de compreender encarar a saúde com essa mesma linha de raciocínio, pois está inserido na sociedade um paradigma, sobre o processo saúde e doença. O que acontece na realidade é que nos julgamos “saudáveis” apenas por não precisarmos ir ao médico ou de usarmos medicamentos. Mesmo depois de anos de evolução de conceitos sobre saúde e doença, ainda hoje na pratica vemos que o conceito de saúde-doença como o modelo biomédico está fortemente enraizado na nossa cultura. No filme Crash-No Limite, fica bem evidenciado como os personagens encaram a saúde de maneira equivocada. Eles a vêem apenas como a ausência de doenças, sendo que na realidade esse conceito é considerado arcaico, pois o processo saúde-doença é um sistema complexo e dinâmico que abrange vários fatores que se influenciam.
Podemos notar como é o