Saúde, Saneamento e Meio Ambiente
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Disciplina: Saúde, Saneamento e Meio Ambiente
DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE QUALIDADE DA ÁGUA DO LAGO PARANOÁ
Brasília, 06 de março de 2013
1. INTRODUÇÃO
A água presente na natureza contém, geralmente, diversos componentes que foram introduzidos por meio de atividade antrópica ou, até mesmo, de maneira natural. Sendo assim, torna-se necessário caracterizar a água conforme um extenso número de parâmetros, de modo a obter índices representativos de sua qualidade, além de refletir a interação do corpo hídrico em questão com o ambiente que lhe envolve.
Baseado na necessidade de se obter uma padronizacão na determinacão de índices de qualidade, em 1970, foi criado nos Estados Unidos o Índice de Qualidade das Águas (IQA), sendo utilizado no Brasil a partir de 1975 pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Com o passar do tempo, o IQA demonstrou efetividade em seu objetivo, de modo que, atualmente, é o principal índice de qualidade da água utilizado no país. (ANA, 2013)
O IQA foi desenvolvido para avaliar a qualidade da água bruta, visando seu uso para o abastecimento público, após tratamento. Os parâmetros utilizados no cálculo do IQA indicam, em sua maioria, contaminação causada ao corpo hídrico pelo lançamento de esgotos domésticos. (ANA, 2013)
Inicialmente, o IQA baseou-se numa pesquisa de opinião à especialistas ,que indicaram as variáveis a serem analisadas, o peso relativo e a condição com que se apresenta cada parâmetro. Das 35 variáveis indicadoras de qualidade de água inicialmente propostas, somente nove foram selecionados, sendo elas: oxigênio dissolvido, coliformes termotolerantes, pH, DBO, temperatura da água, nitrogênio total, fósforo total, turbidez e resíduos totais. (CETESB, 2013)
A principal vantagem de utilização do IQA é a facilidades de comunicação com o público leigo, através de escalas simples de valores e qualidade