pedagogia
Polo: Belford Roxo
Tatiana Nunes de Araújo
Curso:Pedagogia
Turma:607
Ra: 1071015
A maior dificuldade quando se trata de inclusão são as diferenças sejam elas física cultural ou racial a sociedade como um todo não está preparada para lhe dar com as diferenças. Por isso é muito importante a proposta da educação inclusiva que visa o entrelaçamento de alunos com necessidades especiais no convívio social e escolar de alunos ditos como “normais “.
É uma proposta revolucionaria que nos tem feito enxergar o quanto éramos apáticos com as pessoas que possuem algum tipo de necessidade. Então como conclui Santos (citado por Mantoan 2003,p.34 “é preciso que tenhamos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza e o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza”.
No filme, “Como estrelas no céu toda criança é especial” conhecemos a história de Ishaan Awasthi de 9 anos que sofre de dislexia.Um menino hostilizado pelo pai por conta da dificuldade na aprendizagem escolar e logo decide leva-lo a um internato para ser domesticado,pois para o pai, Ishaan não aprendia porque era indisciplinado.E o que era pra ser uma solução,acaba se tornando mais uma dificuldade para Ishaan que por falta da mãe e do irmão mais velho acaba ficando deprimido. Pois para Ishaan o fato de não conseguir ler e escrever era tão frustrante quanto era para o pai e as outras pessoas que o criticavam.
E no tópico seguinte vemos a importante a citação de Denise R.Scussel quando diz “A formação dos professores quanto a ideia de inclusão se dá justamente por não se sentirem preparados para enfrentar o grande desafio.Por isso,os professores precisam ser subsidiados com conhecimentos de como lhe dar com alunos em suas mais diversas deficiências.
Na vida de Ishaan foi fundamental o papel do professor que ao