Saúde pública
Como é feito o diagnóstico de saúde coletiva? Por quê? Quais os instrumentos utilizados e qual a sua diferença com o diagnóstico clínico?
O diagnóstico é feito através do conhecimento das condições de saúde e doença de uma comunidade qualquer. Para realizar esse diagnóstico os sanitaristas utilizam principalmente índices e coeficientes para medir as condições saúde – doença da população. O diagnóstico clínico é o diagnóstico de doenças isoladas, já o coletivo é o diagnóstico das doenças de uma determinada região.
Qual o seu entendimento sobre o processo saúde – doença?
É uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequências dos mesmos fatores.
Sobre os principais problemas da saúde bucal, quais você considera como prioritários? Por quê?
Cárie dentária, periodontopatias, más – oclusões. Pois são os principais problemas que acometem a sociedade.
O que se entende por cobertura da assistência odontológica e o que pode ser feito para ampliá – La?
Assistência odontológica para toda a população com um custo - beneficio acessível.
A prática profissional baseada na prática de procedimentos clínico – cirúrgicos tem interferência no quadro epidemiológico da população? Como e por quê?
Quais os instrumentos para o diagnóstico da cárie dentária? Como se aplicam? Como é feito o cálculo?
Muitos são os índices utilizados para medir a ocorrência de cárie dentária. O índice CPO-D é, contudo, o mais difundido e utilizado em todo o mundo para conhecer a situação da cárie dentária numa determinada comunidade, para realizar avaliações com base epidemiológica das ações desenvolvidas e, também, para fazer comparações no tempo e no espaço. Seu valor corresponde, num indivíduo, à soma do número de dentes permanentes cariados, perdidos e obturados. Numa população, é a média, ou seja: o número total de dentes atacados pela