Saúde Pública em SP
Administração Pública- Primeiro Semestre
A Saúde Pública no Estado de São Paulo
Introdução à Gestão
Relatório Final do Trabalho Semestral
Prof. Ricardo Bresler
Junho de 2011
Artur Iida
Ayanne Teixeira
Felipe Laloni
Gabriel Trad
Roberto Higgins
Tatiana Fonseca
Justificativa A nossa escolha da Saúde em São Paulo como nosso objeto de estudo foi motivada primeiramente, pela existência de um contato, no caso o Secretário de Saúde de São Paulo, e segundo, por ser esse um assunto bastante interessante, além de ser uma área que é bastante questionada no Brasil. Considerando que a nossa maior fonte de informação é a entrevista com o Secretário e que o nosso objeto de estudo é bastante amplo, decidimos restringir nossa análise à gestão da Secretaria de Saúde. Primeiramente, iremos relatar os principais pontos discutidos pelo Secretário na entrevista. Depois, iremos relatar nossas conversas com usuários do Hospital da Clínica e do Instituto do Câncer, voluntárias do Incor e médicos do HC. Por fim, iremos mostrar nossas análises e reflexões, utilizando referenciais conceituais para uma melhor compreensão do nosso objeto de estudo.
Metodologia
O estudo será desenvolvido com base nos seguintes métodos:
Pesquisa em Fontes Secundárias: Consulta a bibliografias existentes a respeito das origens da saúde pública, com foco na saúde do Estado de São Paulo. Além disso, pesquisas na internet em fontes fidedignas sobre a atuação da Secretaria de Saúde.
Pesquisa em Fontes Primárias: Partindo do contato já existente, uma conversa com o atual Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Giovanni Cerri.
Entrevistas com médicos, funcionários e pacientes atendidos pelo Sistema de Saúde Pública da Cidade de São Paulo;
As inúmeras entrevistas realizadas, principalmente a com o Secretário, nos permitiu adquirir uma grande quantidade de