Chamada Pública de Apoio a eventos Científicos
Semestre/2014.
Resumo Executivo
A Constituição Federal Brasileira confere à União a competência para elaborar e executar políticas nacionais para o desenvolvimento econômico e social. Políticas públicas configuram decisões de caráter geral que apontam rumos e linhas estratégicas de atuação governamental, reduzindo os efeitos da descontinuidade administrativa e potencializando os recursos disponíveis ao tornarem públicas, expressas e acessíveis à população e aos formadores de opinião as intenções do governo no planejamento de programas, projetos e atividades.
Em consonância com os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em
2011 para o quadriênio 2011/2015, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos tem atuado no sentido de estabelecer a Saúde como eixo fundamental da agenda nacional de desenvolvimento. Nesse contexto, torna-se de fundamental importância o fomento à produção científica brasileira no setor por intermédio de apoio a realização de eventos científicos.
2
Sumário
1. Introdução
04
2. Objetivo
07
3. Metodologia
07
4. Desenvolvimento/Resultados
08
5. Conclusão e Recomendações
20
6. Bibliografia
21
Anexos
22
3
1. Introdução
A Chamada Pública para Apoio a Eventos Científicos em Saúde.
O Departamento de Ciência e Tecnologia – Decit, com a finalidade de promover a melhoria para saúde da população, tem como uma das suas principais prerrogativas o fomento à produção científica nos estados brasileiros, visando sempre atender de forma equilibrada as necessidades locais.
Devido à grande demanda de solicitações de apoio financeiro, nas mais diversas áreas relacionadas a eventos ligados à saúde que chegavam ao Ministério da Saúde e visando aperfeiçoar o apoio a estes eventos e atender de forma equitativa, respeitando os princípios nos quais se