saúde publica no Brasil
O filme mostra como a saúde no Brasil se desenvolveu com a história politica brasileira.
O documentário tinha como ponto de partida, a saúde como era implantada no inicio do século XX.
O novo século trouxe grandes esperanças para o Brasil o desenvolvimento científico e tecnológico, criou o Instituto Soroterápico.
A situação da saúde era uma vergonha nacional e quando se falava em epidemias no Brasil, logo se lembrava da febre amarela, cólera, malária e tuberculose.
No século XX, a população pobre só dispunha de atendimentos filantrópicos nos hospitais de caridade mantidos pela igreja, onde as irmãs de caridade atuam dando assistência aos pobre.
Oswaldo cruz foi nomeado diretor pela secretaria geral da saúde. E o tempo de quarentena compulsória de navios e da limpeza do rio dos pobres e dos cortiços, promovida por Pereira Passos ,associada a vacinação compulsória contra a varíola, houve vários conflitos e revoltas
As manifestações e conflitos se espalharam pelas ruas colocando nas ruas o exercito a marinha e a policia para acabar com os tumultos.
Em São Paulo, o Dr. Emilio Ribas morava com os doentes de febre amarela para provar que a doença não era contagiosa, em São Paulo as obras de saneamento dirigidas pelo doutor Emilio Ribas, torna o porto de Santos o mais limpo e sem epidemias.
Em 1917, a greve geral representou toda insatisfação dos trabalhadores.
Em 1918, surge a gripe espanhola, as milhares de morte pela gripe espanhola, a intensificação do movimento operário e do anarquismo marcaram a revolta e a insatisfação dos excluídos pobres e desassistidos com relação as produções vigentes .
Em 1923, foi apresentada pelo deputado Elói Chaves a base do sistema previdenciário, com a criação de Caixas de Aposentadorias e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias ,outras empresas foram beneficiadas a seus empregados com a Previdência Social.
Em 1924 São Paulo é bombardeado.
Em 1930, Getúlio Vargas