A saude publica no brasil
Faculdade Anhanguera de São José dos Campos
Curso MBA Gestão de Pessoas
DESAFIO PROFISSIONAL - METODOLOGIA CIENTIFICA
ETAPA 1
CURSO: MBA EM GESTÃO DE PESSOAS – 2011-3*
Tema: Saúde Pública no Brasil
Este Artigo vem tratar de um assunto polemico e de difícil acesso aqui no Brasil, pois precisamos viver bem e com saúde, por isso necessitamos de hospitais com qualidade no atendimento e uma ótima estratégia na administração.
Problematização/Metodologia
É preocupante o declive no gráfico de eficiência que passa hoje a saúde publica no Brasil, administradores negligentes em parceria com governantes corruptos resultam na necessidade dos cidadãos em recorrer a hospitais privados ou planos de saúde.
A baixa qualidade de atendimento e excesso de pacientes para pouca estrutura tem parte da explicação nos baixos salários pagos a médicos e demais profissionais da área. O número de usuários da rede de saúde pública está com sobrecarga de cerca de 30% em relação ao número estimado que seria possível atender sem grandes filas de espera.
O agendamento de consultas em postos de saúde beira o desesperador: algumas consultas só podem ser agendadas para até 6 meses após o dia do agendamento, enquanto muitos exames sequer estão disponíveis.
Justificativa:
O que fazer para melhorar a Saúde Publica no Brasil?
Na tentativa de amenizar os problemas da saúde pública no Brasil políticos lançam novos nomes para serviços já prestados, como AMA ou mutirões, mas jamais mantêm o foco no bem estar da população e/ou abrangência do atendimento. É bastante comum, principalmente nas metrópoles brasileiras, que pacientes morram na fila de espera por tratamentos, transplantes e consultas. Uma triste realidade que tende a piorar.
É preciso contar com governantes e hospitais competentes para que possam amenizar e conter estes problemas.
Bibliografias:
http://mundohoje.com.br/saude-publica-no-brasil-hoje-em-dia.html